quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Transformação Digital


A poucos dias da Web Summit em Lisboa, os temas das Start Up's e a Transformação Digital circulam em todos os meios. Muita informação e muita dificuldade em perceber o quadro completo.
No passado dia 27 de Outubro fui a uma palestra do software Primavera sobre Transformação Digital, no pequeno auditório do CCB.
À primeira impressão parece que estamos umas horas a ouvir jargão digital, mas por detrás das palavras e das frases há mesmo uma mudança de mentalidade, de perceber como funcionam e vão funcionar as empresas/sociedade. São mudanças que são rápidas e não as sentimos. Quando olhamos para o smartphone, a mudança está lá e nem nos apercebemos de tanto que já mudámos.

A conferência foi agradável, especialmente na palestra do João Tedim, estratega da Microsoft, com exemplos e questões que nos fazem abrir um pouco a cabeça. São questões importantes sobre mudança e o que queremos mudar. Ter ideias não nada fácil e mudar comportamentos de empresas inteiras é quase impossível, mas está em nós o princípio da mudança.

Vi pouca gente a escrever anotações nas folhas que nos deram e muitos passavam o tempo a consultar o FB, os e-mails ou notícias. Se não interiorizamos bem as palavras, tudo nos parece chato e sem grandes novidades. Apercebi-me que se calhar o mais difícil não é mudar de gadgets, mas pensar de forma diferente e atenta à realidade.

Os desenhos dos oradores ajudaram-me na concentração e também na planificação dos temas e suas interligações. O desenho está presente em toda a nossa vida.

Mais visitadas...