quinta-feira, 5 de maio de 2016

Workshop no Parque Hortícola do Vale da Amoreira - Resultados


A convite do Município da Moita, orientei um workshop de desenho em diário-gráfico no novo Parque Hortícola do Vale da Amoreira. Com o apoio da Paula Silva da àrea ambiental da Câmara, ficámos a conhecer algumas das variedades hortícolas e dos objectivos do projecto.

Um grupo motivado. Caderno e marcador Artline 0.3 para cada um experimentar desenhar. Para muitos era o início de uma nova aventura, mas niguém se esquivou a desenhar.

O primeiro exercício era sobre a figura humana no seu contexto. Tivémos sorte com algumas pessoas resistentes ao calor que se fazia e que colhiam as vagens de ervilhas.


Fiz alguns desenhos para demonstração do exercício. Os gestos da D. Lina eram repetidos, o que facilitava o desenho. Perguntei ao Sr. Carlos, sobre o tipo de ervilha que estava a colher. Mais pequena e saborosa, lá ia enchendo um balde ao seu lado. Muito prestável para questões.


Depois apresentei outro exercício que consistia em colorir primeiro e depois passar o traço do marcador. Os diversos legumes prestavam-se a este desafio. O grupo achou este mais fácil, já que os legumes não se mexiam. 


Algumas fotos enquanto ia acompanhando os sketchers um a um. A tarde estava muito boa. Corria uma aragem e as hortas estavam bem viçosas e verdes.











 





No fim de cada exercício, a troca de impressões com a discussão das dificuldades e pontos fortes.


E no fim a tradicional foto de grupo. Gostei muito do espírito, da motivação de todos eles e que me dão muita energia e vontade de continuar.  






5 comentários:

nelson paciencia disse...

Que lugar tão original para desenhar. Boa!

Alexandra Baptista disse...

Muito interessante este encontro, parabéns pelos desenhos.

cláudia mestre disse...

Adoro hortas mas nunca desenhei em nenhuma! O teu workshop deve ter sido um sucesso!

Marilisa Mesquita disse...

Deve ter sido uma tarde óptima! :)

Miú disse...

Que giro, tudo: a reportagem, os teus desenhos, as fotografias.
E ainda bem que os legumes se portaram bem para a pose. :)

Mais visitadas...